guaruchama extintores de incêndio



Aprenda escolher o extintor de incêndio adequado.

VOCÊ SABE COMO ESCOLHER UM EXTINTOR?
Aprenda como escolher o extintor de incêndio adequado para suas necessidade e estabelecimento.
O quadro abaixo apresenta para você que para cada tipo de material que queima é preciso usar um tipo de extintor de incêndio especifico, veja:

Aprenda como escolher um extintor

 

 

 

 

TIPOS DE EXTINTORES 

 

 

Classificações de um incêndio

 

 

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio

EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA

 

Pressão Permanente
Não é provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar é necessário abrir o registro de passagem do líquido extintor.
para usar  retire o pino de segurança. Segure a mangueira e apertar o gatilho, mire o jato em direção ao fogo. Uso excluisvo para madeira, papel, fibras, plásticos e similares.

 

EXTINTOR DE ÁGUA

 

Pressão Injetada
A água é o agente extintor  mais comum. Usa-se a como neblina para o resfriamento de superfícies líquidas; emulsificaçõeo de óleo; proteção de pessoas, estruturas, máquinas e equipamentos; diluindo (alcools, amônia); e absorção do calor desprendido na combusão.
A água, contudo, não deve ser usada em incêndios que envolvam: equipamentos elétricos energizados; materiais reativos com a água (carbonatos, peróxidos, sódio metálico, pó de magnésio, etc); e gases liquefeitos por resfriamento.Para usar o extintor:

 

Para usar:
retire a trava ou o pino de segurança;
Empunhe a mangueira; Mire no fogo e dispare

 

EXTINTOR  PARA INCÊNDIO de CLASSE B
Em caso de Incêndios de classe B , deve usar espuma , pó comum, também conhecido como Pó BC, dióxido de carbono,  gás carbônico ou CO².

 

Para usar:
Vá com segurança até o líquido em chamas, com o extintor invertido (de cabeça para baixo) direcione o jato para o liquido de forma que o cubra como uma manta.

 

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO
Pode ser o Bicarbonato de Sódio ou de Potássio que são tratados para absorver a umidade. O propulsor pode ser o Gás carbônico ou Nitrogênio. O agente extintor cria uma nuvem que exclui o oxigênio e logo depois são acrescidos à nuvem, Gás carbônico e o Vapor de água devido a queima do Pó.

 


EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2)

Atua sobre o fogo em que a eletricidade  esta presente. É usado em  pequenos focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em equipamentos energizados (classe C).
O Gás Carbônico não conduz eletrecidade.

 

Para Usar:
quebre o lacre e remova o pino
Segure  difusor e aperte o gatilho com a mão esquerda;
Acione a válvula com o jato votado para base do fogo;

 

EXTINTORES DE PÓ MULTI-USO OU PÓ-ABC
Para as três classes extintoras.

 

Lembre-se que o extintor de incêndios só serve para o início de um incêndio, quando o fogo ainda é pequeno.